FMB_-_Marca_01-(2)
pt en es

Graduação em

Administração

Formando profissionais capacitados para gerir organizações com eficiência.

SOBRE O CURSO

O curso de Administração é uma escolha inteligente para quem busca uma formação versátil e promissora. Com ele, você adquire habilidades essenciais para se destacar no mundo dos negócios e abrir portas para diversas oportunidades profissionais.

 

Durante a graduação em Administração, você vai aprender a tomar decisões estratégicas, desenvolver planos de negócio eficientes e liderar equipes de maneira eficaz. O curso abrange disciplinas como gestão, finanças, marketing, recursos humanos e logística, proporcionando uma base sólida para sua atuação no mercado de trabalho.

Constituir profissionais-cidadãos, com formações generalistas e técnicas, capazes de intervir de maneira responsável, positiva e crítica nas organizações públicas, privadas e na realidade social mais abrangente, a fim de identificar e solucionar problemas nos diversos ambientes organizacionais, bem como ter capacidade, perspectiva inovadora e uma visão empreendedora, sempre em consonância com as expectativas socioambientais.

O Curso de bacharelado em Administração tem como objetivo principal a formação de um profissional crítico com capacidade de leitura dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às transformações que ocorrem no mundo do trabalho e, consequentemente, nas empresas/organizações públicas e privadas. Assim, o curso deverá propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que consolidem a capacidade crítica e reflexiva para a formação de um profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Através do desenvolvimento de conhecimentos científicos, tecnológicos e práticos, o Curso de bacharelado em Administração apresenta os seguintes objetivos específicos:

 

  • Capacitar o aluno para compreender a dinâmica empresarial, aplicando recursos humanos, físicos e organizacionais de forma coerente e alinhada com a missão, os objetivos e as estratégias para a tomada de decisão;
  • Desenvolver no aluno atitudes e comportamentos que o permitam adotar uma atitude de autocrítica permanente, visando mantê-lo atualizado profissionalmente para possibilitar a transferência do aprendizado na organização;Preparar o aluno para atuar em um ambiente de mercado globalizado e de grande competitividade;
  • Dotar o aluno de competências para saber liderar, negociar, planejar e organizar trabalhos em equipe;
  • Gerenciar a dinâmica empresarial para otimizar a aplicação de recursos de forma coerente e articulada com a missão, os objetivos e valores da organização por meio da conjugação de fatores humanos, administrativos, informacionais, produtivos, mercadológicos, políticos, legais, econômicos, culturais, tecnológicos, ecológicos e demográficos;
  • Apresentar ao aluno um ponto de vista empreendedor voltado para a criação e consolidação de novos negócios
  • Fornecer subsídios para o estabelecimento de estratégias e tomadas de decisão com visando o alcance de resultados;
  • Desenvolver competências que capacitem o profissional a atuar de forma ética em um ambiente de competitividade e internacionalização do mercado e;
  • Tornar o Curso de Administração da FMB referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho;
  • Formar cidadãos éticos, proativos, criativos e capazes de se adaptar às constantes mudanças que envolvem o meio organizacional contemporâneo;
  • Atender as demandas das empresas, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e atualizados, com visão sistêmica, aptos a pensar e agir estrategicamente frente aos desafios organizacionais.

O Curso de bacharelado em administração, na modalidade presencial, reconhecido pela portaria n° 207, de 25 de junho de 2020, tem conceito 4 no MEC. O curso em atendimento a portaria n° 2.117, de 6 de dezembro de 2019, oferta 40% dos componentes curriculares na modalidade a distância. O detalhamento das disciplinas e dessa flexibilidade pode ser observado na matriz curricular.

Imagem Curso - FMB (4)

HABILIDADES PROFISSIONAIS

Capacidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

GRADE CURRICULAR

Descubra nossa abrangente grade curricular que impulsionará seu aprendizado.

Design sem nome (13)

NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TODO CONTEÚDO SOBRE O SEU CURSO

Precisa de ajuda?

Grade curricular Presencial:

Confira as matérias do curso de Administração

1º Semestre
⦁ Introdução a Administração – 60H
⦁ Fundamentos de Psicologia e Psic. das Organizações – 60H
⦁ Matemática – 60H
⦁ Metodologia do Trabalho Científico – 60H
⦁ Administração de Recursos Humanos – 60H
⦁ Projetos Interdisciplinares I – 60H
⦁ Atividades Complementares I – 20H

 

2º Semestre
⦁ Introdução à Contabilidade – 60H
⦁ Sociologia e Relações Étnicas – 60H
⦁ Gestão de Pessoas – 60H
⦁ Empreendedorismo e Inovação: Conceitos e Práticas – 60H
⦁ Teoria Geral da Administração – 60H
⦁ Fundamentos de Direito Púb. e Privado e Direitos Humanos – 60H
⦁ Atividades Complementares II – 20H

 

3º Semestre
⦁ Estatística Descritiva e Inferencial – 60H
⦁ Rotinas de Departamento Pessoal – 60H
⦁ Direito do Trabalho e Relações Sindicais – 60H
⦁ Análise, Descrição e Avaliação de Cargos – 60H
⦁ Treinamento e Desenvolvimento/Avaliação de Desempenho – 60H
⦁ Projetos Interdisciplinares II – 60H
⦁ Atividades Complementares III – 20H

 

4º Semestre
⦁ Direito Empresarial – 60H
⦁ Liderança e Negociação – 60H
⦁ Análise de Investimentos e Planejamento Tributário – 60H
⦁ Recrutamento e Seleção – 60H
⦁ Microeconomia – 60H
⦁ Atividades Complementares IV – 20H

 

5º Semestre
⦁ Administração Financeira e Orçamentária – 60H
⦁ Gestão Socioambiental – 60H
⦁ Estratégias de Marketing – 60H
⦁ Gestão de Custos – 60H
⦁ Pesquisa Operacional – 60H
⦁ Projetos Interdisciplinares III – 30H
⦁ Atividades Complementares V – 20H

 

6º Semestre
⦁ Gestão de Processos – 60H
⦁ Macroeconomia – 60H
⦁ Gestão de Pequenas e Médias Empresas – 60H
⦁ Gestão de Marketing – 60H
⦁ Gestão de Sistemas de Informação – 60H
⦁ Gestão de Projetos – 60H
⦁ Atividades Complementares VI – 20H

 

7º Semestre
⦁ Administração da Produção – 60H
⦁ Jogos de Empresa – 60H
⦁ Trabalho de Conclusão de Curso I – 60H
⦁ Estágio Supervisionado I – 150H
⦁ Logística e Cadeia de Suprimentos – 60H
⦁ Projetos Interdisciplinares IV – 30H
⦁ Atividades Complementares VII – 40H

 

8º Semestre
⦁ Gestão de Agronegócio – 60H
⦁ Gestão da Qualidade – 60H
⦁ Estágio Supervisionado II – 150H
⦁ * Disciplina Optativa c/60H – 60H
⦁ Administração Estratégica – 60H
⦁ Trabalho de Conclusão de Curso II – 100H

 

Grade curricular DIGITAL:

Confira as matérias do curso de Administração

1º SEMESTRE

Introdução a Administração

Matemática

Metodologia do Trabalho Científico

Sociologia e Relações Étnicas

Administração de Recursos Humanos

Educar para Aprender a Distância

Atividades Complementares I

 

2º SEMESTRE

Introdução à Contabilidade

Fundamentos de Psicologia e Psic. das Organizações

Empreendedorismo e Inovação: Conceitos e Práticas

Projetos Interdisciplinares I

Teoria Geral da Administração

Fundamentos de Direito Púb. e Privado e Direitos Humanos

Práticas de Extensão – I

Atividades Complementares II

 

3º SEMESTRE

Estatística Descritiva e Inferencial

Gestão de Pessoas

Rotinas de Departamento Pessoal

Direito do Trabalho e Relações Sindicais

Análise, Descrição e Avaliação de Cargos

Treinamento e Desenvolvimento/Avaliação de Desempenho

Projetos Interdisciplinares II

Atividades Complementares III

 

4º SEMESTRE

Direito Empresarial

Liderança e Negociação

Recrutamento e Seleção

Gestão Socioambiental

Disciplina Optativa – I

Práticas de Extensão – II

Atividades Complementares IV

 

5º SEMESTRE

Administração Financeira, Orçamentária e Controladoria

Administração Estratégica

Gestão e Estratégias de Marketing

Microeconomia

Gestão de Sistemas de Informação

Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Atividades Complementares V

 

6º SEMESTRE

Gestão de Processos

Macroeconomia

Análise de Investimentos e Planejamento Tributário

Pesquisa Operacional

Gestão de Projetos

Gestão de Custos

Projetos Interdisciplinares – III – ESG

Atividades Complementares VI

 

7º SEMESTRE

Administração da Produção

Jogos de Empresa

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado I

Logística e Cadeia de Suprimentos

Projetos Interdisciplinares IV

Atividades Complementares VII

 

8º SEMESTRE

Gestão de Agronegócio

Gestão da Qualidade

Estágio Supervisionado II

Disciplina Optativa – II

Trabalho de Conclusão de Curso II

 

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

LIBRAS

Inglês Instrumental

Filosofia e Ética

Leitura e Produção de Textos

Tópicos Avançados em Administração

Tópicos Especiais em Administração – I

Tópicos Especiais em Administração – II

Educação Corporativa

Headhunter

Home office e autogerenciamento

Onboarding e Offboarding no Processo Organizacional

Endomarketing

Planejamento e Carreira