Missão Institucional

A Faculdade do Maciço de Baturité tem como missão, investir em processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem as necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar esse objetivo a instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política, e econômica do Estado e região.

Objetivos

A Faculdade do Maciço do Baturité – FMB tem como objetivo precípuo a formação de profissionais para atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região.

Histórico

A Faculdade do Maciço do Baturité – FMB, credenciada pela PORTARIA nº 160, de março de 2015, tem Cursos de Graduação de Administração e Pedagogia autorizados pelo Ministério da Educação (Portaria 241 de 05/03/2015).

A IES através da realização de sua missão vem investindo em processos de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da Região do Maciço do Baturité.

Mantenedora

O Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, criado em 27 de agosto de 2010 é uma instituição mantenedora da Faculdade do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. Apesar do pouco tempo de fundação, possui um histórico plausível e exemplar no campo da educação superior, dada a sua eficiente atuação e viabilização de implantação de cursos de seus parceiros.

Dessa forma, o IESTEC tem contribuído de modo exponencial para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Maracanaú, município onde está localizada a sua sede, por meio de empregos diretos e indiretos e com a formação continuada de professores da rede pública e privada, assim como da sociedade em geral. No que se refere ao aspecto cultural, o IESTEC tem corroborado para a produção artística e literária tendo em vista o seu apoio incondicional à publicação de livros e eventos culturais no Estado do Ceará.

Como se pode inferir do que foi exposto, o IESTEC tem como principal missão formar profissionais competentes e éticos para a sociedade brasileira, sendo um elemento dinamizador do processo de desenvolvimento social e econômico das regiões onde tem atuado. A implantação de cursos, resultado de suas parcerias com as instituições mencionadas acima, pauta-se, assim, na necessidade de se preparar profissionais para o ensino, para a administração de negócios e demais áreas de conhecimento. A missão maior é, dessa maneira, oferecer novas oportunidades aos jovens e adultos para estudar e/ou renovar seus conhecimentos e, em consequência, ajudar a inserir-se no mercado de trabalho.

O IESTEC não se esquiva de sua responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maciço de Baturité, investe recursos financeiros e humanos na oferta de cursos que atendam a demanda dessa Região, ratificando seu esforço ímpar em viabilizar a interiorização do Ensino Superior, democratizando a possibilidade do estudo de nível superior e tecnológico, a uma parcela considerável da sociedade, que se encontra excluída, pelo fato de não ter na região um centro acadêmico de grande porte voltados para a área do ensino e formação continuada;

O IESTEC, a partir de seus esforços, espera ampliar a promoção e a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; a educação integral do cidadão da necessidade de continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação, aperfeiçoamento posterior, pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas em harmonia com as exigências espirituais do homem. Em síntese, vislumbra-se formar profissionais de nível superior e tecnológico, nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da sociedade cearense por meio da preparação de profissionais competentes e éticos para o mercado de trabalho desenvolver atividades educativas, culturais, humanistas, técnicas e científicas que beneficiem, especialmente, a população do Maciço de Baturité.

O IESTEC pretende consolidar-se como espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à sociedade e às exigências atuais do mercado de trabalho.

A IES através da realização de sua missão vem investindo em processos de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da Região do Maciço do Baturité.

Responsabilidade Social

A Faculdade do Maciço do Baturité – FMB, ciente de sua responsabilidade social, em parceria com o Projeto Educacional Betel – PROJEB e com a Prefeitura Municipal de Baturité, por meio das ações e projetos da Secretaria de Educação do município, contará em suas instalações com a Creche Escola Betel que atenderá mais de 120 crianças oriundas de famílias carentes, propiciando-lhes não apenas educação, mas formação moral e espiritual em prol da cidadania.

A Creche Escola Betel contará com uma brinquedoteca cujo principal objetivo é promover um espaço educativo e pedagógico dos acadêmicos enquanto laboratório de análise, núcleo de apoio pedagógico à educação infantil e intervenção no processo de aprendizagem; a brinquedoteca irá também possibilitar um trabalho inter e multidisciplinar nas áreas do conhecimento, entre alunos e professores do curso de pedagogia, assim como proporcionará um espaço onde as crianças da Comunidade e outros Órgãos e Instituições – Associação de Bairros e até Hospitais – tenham oportunidade de aprender a brincar, participar, desenvolver atividades lúdicas, a criatividade e a sociabilidade;

A Brinquedoteca funcionará como Núcleo de Apoio Pedagógico, podendo os alunos e professores do curso de Pedagogia e outros cursos da FMB realizar:

  1. Observação e Participação do Trabalho do Coordenador da Brinquedoteca;
  2. Observação e Participação do Trabalho do Brinquedista;
  3. Observação e Participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

desenvolvidos com a Comunidade Externa;

  1. Participação e Observação, juntamente com professores de diversas disciplinas do comportamento das crianças enquanto brincam;
  2. Utilização do Espaço como Laboratório para o desenvolvimento de projetos

de ensino, pesquisa, extensão e iniciação científica;

  1. Consulta de Materiais para preparação de aulas com Apoio Pedagógico;
  2. Realização e Participação em Oficinas de Capacitação de Brinquedistas.

Assim, a Creche Escola Betel é um espaço que convida a explorar, sentir, experimentar, transformar e criar, objetivando a alegria e fundamentalmente desenvolver a afetividade em meio à magia da espontaneidade. Espera-se com a proposta pedagógica da Creche Escola Betel que a população do Baturité seja diretamente beneficiada com espaços ricos de vivências pedagógicas, Laboratório de Ensino e Aprendizagem, onde a criança é livre para brincar respeitando-se a sua individualidade de criar e aprender.

Corpo Dirigente

Diretor Geral – Edilson Silva Castro

Direção Administrativa – Jessyca Lages Castro

Diretor Acadêmico – Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho

Coordenação Curso de Administração – Gardênia Barroso Lima

Coordenação Curso de Ciências Contábeis – Julyanne Lages de Carvalho Castro

Coordenação Curso de Pedagogia – Rochelle de Arruda Moura

Coordenação Curso de Recursos Humanos – Jessyca Lages de Carvalho Castro

Coordenação Curso de Serviço Social – Ângela Maria de Souza

Coordenação Curso de Teologia – Edilson Silva Castro

Secretaria Acadêmica – Márcia Glêdice

Bibliotecária – Valnice Sampaio

Coordenação de Pós Graduação – Roberto da Silva Jr.

Coordenação de Núcleo de Pesquisa e Extensão – Rochelle Arruda

Núcleo de Tecnologias da Informação – Allison Thiago Silva Baia