FMB_-_Marca_01-(2)
pt en es

Sobre a FMB

FMB seu sonho ao seu alcance

UM POUCO SOBRE A FMB

A Faculdade do Maciço do Baturité FMB tem como missão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do Brasil, a partir da oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, articulando com excelência o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, bases da Educação Superior.

 

Reafirmamos que, a Faculdade do Maciço do Baturité – FMB cumpre uma função significativa no contexto social em que se situa, como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral.

 

São esses os valores identificados como imprescindíveis para satisfazer as necessidades dos discentes da FMB:

Formar profissionais de nível superior, nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da Região do Maciço de Baturité e da sociedade brasileira.

Promover o ensino de pós-graduação lato-sensu aberto à participação da população brasileira, para difundir as conquistas e os benefícios resultantes dos estudos já sistematizados, como também aqueles gerados na FMB.

Promover junto à comunidade do Maciço do Baturité a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, já produzidos e sistematizados, como também aqueles produzidos pela FMB.

Promover um processo de educação permanente e formação continuada ao cidadão, principalmente aos egressos, a partir do ensino de graduação, com flexibilidade às novas condições de participação da sociedade e do trabalho, do aperfeiçoamento posterior.

Promover o intercâmbio com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Destacando-se na Excelência: Descubra os Diferenciais da Faculdade FMB

NÚCLEO DE APOIO FISCAL E CONTÁBIL

Atendimento gratuito promovendo a Educação Fiscal do Maciço de Baturité

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS

Atendimento gratuito de Assistência Jurídica para a comunidade do Maciço de Baturité

ESTÁGIOS E CARREIRAS

Atendimento gratuito promovendo a Educação Fiscal do Maciço de Baturité

LABORATÓRIOS DE SAÚDE PARA PRÁTICA

Aprimore suas habilidades em laboratórios de saúde através da prática constante.

Nossa Jornada Educativa

Valores que Impulsionam Transformações

Reafirmamos que, a Faculdade do Maciço do Baturité – FMB cumpre uma função significativa no contexto social em que se situa, como agente de difusão do conhecimento mais elaborado, comprometida com os interesses e necessidades da região e com a sociedade de modo geral.
São esses os valores identificados como imprescindíveis para satisfazer as necessidades dos discentes da FMB:

MACIÇO SOLIDÁRIO

CURSOS, OFICINAS E PALESTRAS VOLTADAS A COMUNIDADE

SOMOS O CAMINHO PARA O SEU SUCESSO!

A Faculdade do Maciço do Baturité tem como mantenedor o Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, CNPJ 12.509.127/0001-10, criado pela Portaria n° 160, publicada no D.O.U. de 4/3/2015, Seção 1, Pág. 8.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.012 MEC.

O Curso de Bacharelado em Administração, na modalidade presencial, foi autorizado em 05 de março de 2015, Portaria nº 241 do MEC e reconhecido em 25 de setembro de 2017 através da Portaria 1.011 MEC.

O Curso Superior de Bacharelado em Teologia, na modalidade presencial, foi autorizado em 01 de dezembro de 2016, Portaria nº 770 do MEC.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na modalidade presencial, foi autorizado em 31 de maio de 2017, Portaria nº 483 do MEC.

O Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social, na modalidade presencial, foi autorizado em 04 de julho de 2017, Portaria nº 676 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, na modalidade presencial, foi autorizado em 27 de setembro de 2017, Portaria nº 1.019 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Direito, na modalidade presencial, foi autorizado em 11 de maio de 2018, Portaria nº 329 do MEC.

O credenciamento da FMB na modalidade EaD foi realizado em 28 de dezembro de 2017, através da Portaria nº 1.606 MEC.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade EaD, foi autorizado em 08 de janeiro de 2018, Portaria nº 16 do MEC.

O Curso de Bacharelado em Teologia, na modalidade EaD, foi autorizado em 12 de julho de 2019, através da Portaria nº 344 MEC.

Os polos de apoio presencial foram assim credenciados (Tabela anexo ao link):
Tabela 01 – Portarias de Credenciamento dos Polos de Apoio Presencial

Fonte: E-mec público: 2019
O Quadro 01 permite identificar os polos de apoio presencial vinculados à FMB.
O Quadro 01 – Identificação dos Polos de Apoio Presencial

Este é o histórico de criação e de desenvolvimento da FMB até o momento.

O Instituto de Ensino Superior Teológico Cristão – IESTEC, criado em 27 de agosto de 2010 é uma instituição mantenedora da Faculdade do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará. Apesar do pouco tempo de fundação, possui um histórico formidável e exemplar no campo da educação superior, dada a sua eficiente atuação e viabilização de implantação de cursos de seus parceiros.

Dessa forma, o IESTEC tem contribuído de modo exponencial para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Maracanaú, município onde está localizada a sua sede, por meio de empregos diretos e indiretos e com a formação continuada de professores da rede pública e privada, assim como da sociedade em geral. No que se refere ao aspecto cultural, o instituto tem corroborado para a produção artística e literária tendo em vista o seu apoio incondicional à publicação de livros e eventos culturais no Estado do Ceará.

Como se pode inferir do que foi exposto, o IESTEC tem como principal missão formar profissionais competentes e éticos para a sociedade brasileira, sendo um elemento dinamizador do processo de desenvolvimento social e econômico das regiões onde tem atuado. A implantação de cursos, resultado de suas parcerias com as instituições mencionadas acima, pauta-se, assim, na necessidade de se preparar profissionais para o ensino, para a administração de negócios e demais áreas de conhecimento. A missão maior é, dessa maneira, oferecer novas oportunidades aos jovens e adultos para estudar e/ou renovar seus conhecimentos, em consequência, ajudar a inserir-se no mercado de trabalho.

O IESTEC não se esquiva de sua responsabilidade social de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Maciço de Baturité, investe recursos financeiros e humanos na oferta de cursos que atendam a demanda dessa Região, ratificando seu esforço ímpar em viabilizar a interiorização do Ensino Superior, democratizando a possibilidade do estudo de nível superior e tecnológico a uma parcela considerável da sociedade, que se encontra excluída pelo fato de não ter na região um centro acadêmico de grande porte voltado para a área do ensino e formação continuada.

A partir de seus esforços, espera ampliar a promoção e a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; a educação integral do cidadão da necessidade de continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação, aperfeiçoamento posterior pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas em harmonia com as exigências espirituais do homem. Em síntese, vislumbra-se formar profissionais de nível superior e tecnológico nas diferentes áreas de conhecimento, para participar do desenvolvimento da sociedade cearense por meio da preparação de profissionais competentes e éticos para o mercado de trabalho, exercitar práticas educativas, culturais, humanistas, técnicas e científicas que beneficiem, especialmente, a população do Maciço de Baturité.

O IESTEC pretende consolidar-se como espaço de construção e produção do conhecimento, num constante aprender a aprender, no qual as experiências de aprendizagem vinculam-se à sociedade e às exigências atuais do mercado de trabalho.

A IES através da realização de sua missão vem investindo em processos de ensino e aprendizagem que capacitem os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação.

Para alcançar esse objetivo a Instituição promove a educação superior integrando o ensino e a extensão, visando a formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da Região do Maciço do Baturité.

Diretor Geral – Edilson Silva Castro

Direção Financeira / Administrativa – Julyanne Lages de Carvalho Castro

Diretor Acadêmico – Marcizo Veimar Cordeiro Viana Filho

Coordenação De Administração – Patrícia Ponsiano Ricardo

Coordenação De Administração – Ead – Gardênia Lima Barroso

Coordenação Curso de Ciências Contábeis – Isabelle Andryelle Cezar Xavier

Coordenação De Ciências Contábeis – Ead – Marta Célia Chaves Cavalcante

Coordenação De Direito – Taffarel Deibson Silveira Lopes

Coordenação De Educação Física – Ead – Carlos Elias De Oliveira Nunes

Coordenação De Enfermagem – Marcos Antonio Da Silva

Coordenação De Gestão de Recursos Humanos – Antonia Olandina Franco Coelho

Coordenação Curso de Gestão De Recursos Humanos – Ead – Gardênia Lima Barroso

Coordenação De História – Ead – José Felipe Oliveira Da Silva

Coordenação De Letras – Ead – Maria Aniele Da Silva

Coordenação De Pedagogia – Maria Marcyara Silva Souza

Coordenação De Pedagogia – Ead – Raul Nixon Costa Saraiva

Coordenação Curso de Serviço Social – Ana Rochelly Silva Costa Cavalcante

Coordenação De Serviço Social – Ead – Darliane Maria Holanda Costa

Coordenação Curso de Teologia – Edilson Silva Castro

Coordenação Curso de Teologia – Ead – Edilson Silva Castro

Secretaria Acadêmica – Márcia Glêdice Ferreira Costa

Bibliotecária – Camila Alves Cavalcante

Coordenação Do Departamento De Pós-Graduação – Márcia Vieira Da Silva

Coordenação Do Departamento De Pós-Graduação – Ead – Liliane De Sousa Silva

Coordenação de Núcleo de Iniciação Científica e Pesquisa – Joviano de Sousa Silva

Coordenação de Núcleo e Estágio e Carreira – Paulo Henrique Souza Barbosa

Coordenação Do Núcleo De Extensão – Christian Moreira de Souza

Coordenação Do Nead – Mozart Pereira da Silva Neto

Coordenação do Núcleo de Comunicação – Maria das Graças Thalia Justino Lima

Excelente
Com base em 61 avaliações
Dyz
Dyz
18/03/2023
professores ótimos, coordenadores rígidos. inspiração de milhões.
Alysson Castro
Alysson Castro
04/01/2023
Excelentes professores, melhor infraestrutura da região e alunos engajados. Faculdade nota máxima no MEC e que faz a diferença onde chega!
Eliane Sousa
Eliane Sousa
21/10/2022
Fiquei impressionada, lugar onde tem bastante curso amei a nossa visita.
Camila Nogueira
Camila Nogueira
03/05/2022
Foi muito bom amei estudar em um local bom refrescante.
Hora Xis
Hora Xis
29/06/2021
Uma ótima faculdade que vem trazendo grandes oportunidades para a população de toda a região sem dúvidas vem fazendo história na localidade e mudando a vida de muitas pessoas. Além de favorecer bem o espaço e comércio local.
Amilton Junior
Amilton Junior
22/03/2021
O ensino tem sido muito bom, maravilhoso demais aprender Teologia nessa Faculdade :) Uma das Instituições de Ensino mais Brabas que conheço
Prof Marcizo Viana Filho
Prof Marcizo Viana Filho
22/11/2020
Faculdade de referência na região. Atende a alunos de diversos municípios, tem cursos de graduação de muita qualidade e instalações muito boas!
Precisa de ajuda?