FMB_-_Marca_01-(2)
pt en es

Pós Graduação em

Docência no Ensino Superior

Curso que capacita profissionais para atuar como docentes no ensino superior, abordando teorias pedagógicas, metodologias de ensino e práticas reflexivas.

Conclusão em 6 meses

SOBRE O CURSO

A pós-graduação em Docência no Ensino Superior é um curso de especialização ou mestrado que tem como objetivo aprofundar o conhecimento e a formação de profissionais que pretendem atuar como docentes no ensino superior. O programa abrange diversos aspectos do ensino e da aprendizagem, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de práticas pedagógicas efetivas.

Durante o curso, os participantes estudam teorias da educação, metodologias de ensino, estratégias para promover a participação ativa dos estudantes e a construção de conhecimento significativo. Também são abordadas questões relacionadas à gestão acadêmica, ética no ensino, uso de tecnologias educacionais e a relação entre pesquisa e ensino.

O público-alvo da pós-graduação em Docência no Ensino Superior são profissionais graduados que tenham interesse em atuar como docentes no ensino superior, tais como professores, pesquisadores, profissionais de áreas afins e pessoas que desejam ingressar na carreira acadêmica.

O objetivo da pós-graduação em Docência no Ensino Superior é capacitar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuarem como professores no ensino superior. O curso busca desenvolver habilidades pedagógicas, metodológicas e reflexivas para que os profissionais sejam capazes de planejar, ministrar e avaliar aulas de forma eficiente e adequada ao contexto acadêmico.

Além disso, o curso também visa fomentar a compreensão sobre o papel do educador no ensino superior, incentivando a reflexão sobre questões éticas, a relação entre ensino e pesquisa, o uso de tecnologias educacionais e a importância da interação entre docentes e discentes para uma aprendizagem significativa.

Dessa forma, o objetivo geral é preparar os profissionais para serem docentes mais qualificados, comprometidos com a excelência no ensino, a formação acadêmica dos estudantes e a construção de uma educação de qualidade no contexto das instituições de ensino superior.

  1. Graduação Concluída: É imprescindível que os candidatos possuam diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área de conhecimento. O documento comprobatório, seja o diploma ou certificado de conclusão, deverá ser apresentado no ato da inscrição.
  2. Experiência Profissional (opcional): Embora não seja um pré-requisito obrigatório, a experiência prévia em áreas relacionadas à educação ou interesse em lecionar no ensino superior pode ser considerada um diferencial na avaliação dos candidatos.
jovem-estudante-afro-americana-satisfeita-com-uma-mochila-segurando-um-livro-e-apontando-para-o-lado
jovem-estudante-afro-americana-satisfeita-com-uma-mochila-segurando-um-livro-e-apontando-para-o-lado

Escolher fazer uma pós-graduação em Docência no Ensino Superior pode trazer diversos benefícios e oportunidades. Através desse curso, você poderá aprimorar suas habilidades pedagógicas, tornando-se um professor mais qualificado e preparado para lecionar no ensino superior. Além disso, essa formação pode abrir portas para melhores oportunidades de trabalho, tanto em instituições de ensino superior quanto em áreas relacionadas à educação. A pós-graduação também oferece a chance de criar uma rede de contatos profissionais, promovendo o desenvolvimento pessoal e o enriquecimento de experiências acadêmicas. Como docente no ensino superior, você terá a oportunidade de influenciar a formação de novos profissionais e contribuir significativamente para a educação e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

GRADE CURRICULAR

Descubra nossa abrangente grade curricular que impulsionará seu aprendizado.

Design sem nome (13)

NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

AQUI VOCÊ ENCONTRA CONTEÚDO SOBRE TODOS OS NOSSOS CURSOS, CONFIRA!

Precisa de ajuda?

Grade curricular DIGITAL:

Confira as matérias do curso de Docência no Ensino Superior
Módulo 1
1 Formação Docente para a Diversidade
2 Novos Caminhos para Profissionais da Educação
3 Teorias da Aprendizagem
4 Políticas Educacionais
5 Educação Superior e Ação Docente
6 Legislação Educacional
Módulo 2
7 Regulamentação e Políticas em Educação a Distância
8 Transversalidade na Educação
9 Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
10 Psicologia do Desenvolvimento
11 Planejamento e Avaliação no Ensino Superior
Módulo 3
12 Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
13 Avaliação da Educação e da Aprendizagem
14 Gestão do Trabalho Pedagógico
15 Metodologias Ativas na Educação
16 Tecnologias Assistivas