FMB_-_Marca_01-(2)

Graduação em

Serviço Social

Serviço Social

SOBRE O CURSO

O curso de Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité é uma jornada educativa enriquecedora que prepara os estudantes para se tornarem profissionais altamente capacitados e comprometidos com a transformação social. O programa oferece uma combinação equilibrada de teoria e prática, visando capacitar os alunos a compreenderem, analisarem e intervirem nas complexas questões sociais que afetam as comunidades.

 

Aqui estão alguns aspectos gerais do curso de Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité:

 

• Currículo Abrangente;

• Enfoque na Prática;

• Atenção às Realidades Locais;

• Desenvolvimento de Habilidades Críticas e Éticas;

• Integração de Teoria e Prática;

• Preparação para Diversas Carreiras.

 

No geral, o curso de Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité oferece uma educação completa que equilibra teoria e prática, preparando os alunos para se destacarem como profissionais engajados e capazes de promover mudanças sociais positivas em suas comunidades e além.

O perfil profissional do egresso do Curso de Serviço Social é projetado a partir de alguns parâmetros que precisam ser explicitados. Eles se referenciam aos próprios projetos profissionais administrados no interior da categoria profissional, a direção social (neles) contida e a compreensão do espaço ocupacional pertinente ao assistente social no Brasil contemporâneo. Contudo, desde finais dos anos setenta, advoga-se um Serviço Social comprometido com os interesses históricos das classes trabalhadoras. Mais precisamente: um projeto profissional, radicalmente democrático que defenda a universalidade da prestação de serviços, vincule as práticas profissionais às necessidades e aos movimentos da massa da população que se vê excluída das conquistas do desenvolvimento econômico-social e de efetivos direitos de cidadania. É claramente a este projeto profissional que se conecta o perfil a que deve visar à formação oferecida pela FMB. Esse projeto é sustentado também por uma direção social nítida. Trata-se, a partir do reconhecimento do necessário pluralismo na sociedade e na profissão, de direcionar a formação e o exercício profissional para a análise e intervenção sobre os problemas concernentes às grandes maiorias populares e aos segmentos populacionais afetados pelas sequelas da “questão social”. Enfim, o espaço ocupacional remete ao mercado de trabalho. É ponto pacífico que a formação deve produzir um agente profissional apto a desempenhar as funções que lhe são atribuídas no mercado. Mas também é indiscutível que, assim como a formação acadêmica não pode restringir-se à geração de quadros técnicos capazes de apenas responder às exigências atualmente dadas no mercado de trabalho, o espaço ocupacional não se limita às práticas profissionais correntes e sancionadas. Pensado histórica e dinamicamente, o espaço ocupacional constitui-se na resposta às demandas dadas e na exploração (analítica e interventiva) das demandas possíveis e virtuais — donde a necessidade de uma formação que não se reduza à “formação para o emprego”, mas que, para além dessa formação, qualifique o agente profissional para detectar demandas possíveis e, com a elaboração de novas respostas, ampliar e diversificar o seu âmbito de atuação. Concebe-se a atuação profissional como prático-interventiva, que exige análises e interpretações da realidade, construção de estratégias de ação e referência a valores éticos — morais para a efetividade da intervenção. Eis porque a formação profissional tem natureza, teórico — prática: conhecimentos teóricos são a condição para operacionalizar estratégias prático-interventivas capazes de responder às demandas (imediatas e virtuais) que chegam aos assistentes sociais, na sua alocação em organizações públicas e privadas. Esta formação deve conduzir a um assistente social apto para investigar (pesquisar, analisar, elaborar), planejar (projetar, antecipar, organizar), a executar (gerir, implementar, operar)

O objetivo é contribuir para a formação de profissionais na área de Serviço Social. O curso de Serviço Social da FMB tem por objetivo formar assistentes sociais, numa perspectiva teórico-metodológica, plural, ético-política e técnico-operativa que os capacitem a apreender o significado sócio-histórico da profissão e a intervir de forma crítica e qualificada frente às demandas consolidadas e emergentes, postas ao Serviço Social via mercado de trabalho.

 

Os Objetivos Específicos são:

• Apreender o processo sócio histórico em sua totalidade, reproduzindo o movimento real em suas manifestações universais, particulares e singulares;

• Apreender o significado social da profissão e as demandas consolidadas e emergentes, postas ao Serviço Social via mercado de trabalho;

• Desvelar as possibilidades de ação frente às manifestações da questão social;

• Formular respostas concretas para o fortalecimento da democracia, da cidadania ativa, da equidade e justiça social e do interesse público;

• Intervir nos espaços de atuação profissional das organizações públicas e privadas, tendo como objeto de atuação as expressões da questão social e as suas múltiplas determinações na vida em sociedade;

• Trabalhar na formulação, execução e avaliação de políticas públicas, sob a égide de princípios éticos conforme a Lei de Regulamentação da Profissão (n.º 8.662/93) e com o Código de Ética do Assistente Social (Resolução CFESS-273/93).

O Curso de bacharelado em Serviço Social, na modalidade presencial, autorizado pela portaria nº 676, de 04 de julho de 2017, tem conceito 3 no MEC. O curso em atendimento a portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, oferta 40% dos componentes curriculares na modalidade a distância. O detalhamento das disciplinas e dessa flexibilidade pode ser observado na matriz curricular

Imagem Curso - FMB

Serviço Social

Fazer Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité oferece uma oportunidade enriquecedora para aqueles que desejam se envolver em uma profissão dedicada a promover mudanças sociais positivas. A instituição se destaca por diversos motivos:

  • Qualidade Acadêmica;
  • Compromisso Social;
  • Aprendizado Prático;
  • Networking e Parcerias;
  • Apoio ao Aluno;
  • Oportunidades de Carreira.

Em resumo, escolher fazer Serviço Social na Faculdade do Maciço de Baturité oferece uma educação de alta qualidade, imersão prática, compromisso social e formação ética, preparando os alunos para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e na sociedade como um todo.

Design sem nome (11)

HABILIDADES PROFISSIONAIS

Capacidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

GRADE CURRICULAR

Descubra nossa abrangente grade curricular que impulsionará seu aprendizado.

Design sem nome (13)

NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TODO CONTEÚDO SOBRE O SEU CURSO

Precisa de ajuda?

Grade curricular Presencial:

Confira as matérias do curso de Serviço Social

1º Semestre

Introdução ao Serviço Social – 60H

Metodologia Científica – 60H

Leitura e Produção de Textos – 60H

Teorias Filosóficas – 60H

Educar para aprender a Distância – 60h

Teorias Sociológicas – 60H

Atividades Complementares I – 20H

 

2º Semestre

Antropologia e Relações Étnico- Raciais – 60H

Economia Política – 60H

Formação Sócio – Histórica do Brasil e Ceará – 60H

Questão Social e o Serviço Social – 60H

Fundamentos Históricos – Teóricos Metodológicos do Serviço Social I – 60H

Seminários Temáticos I – 120H

Atividades Complementares II – 20H

 

3º Semestre

Política Social I – 60H

Fundamentos de Psicologia e Psicologia Social – 60H

Fundamentos da Ciência Política – 60H

Direito e Legislação Social – 60H

Fundamentos Históricos-Teóricos Metodológicos do Serviço Social II – 60H

Atividades Complementares III – 20H

 

4º Semestre

Política Social – II – 60H

Fundamentos Históricos-Teóricos Metodológicos do Serviço Social III – 60H

Trabalho na Sociedade Capitalista – 60H

Ética Profissional – 60H

Seminários Temáticos II – 120H

Atividades Complementares IV – 20H

 

5º Semestre

Política Social – III – 60H

Fundamentos Históricos-Teóricos Metodológicos do Serviço Social – IV – 60H

Processo de Trabalho em Serviço Social – 60H

Pesquisa Social – 60H

Estágio Supervisionado – I – 150H

Fundamentos de Direito Público e Privado e Direitos Humanos – 60H

Atividades Complementares V – 40H

 

6º Semestre

Políticas Setoriais – 60H

Administração e Planejamento em Serviço Social – 60H

Oficina I – Serviço Social e Instrumentalidade – 120H

Sociedade Civil e Movimentos Sociais – 60H

Estágio Supervisionado – II – 150H

Atividades Complementares VI – 40H

 

7º Semestre

Trabalho de Conclusão de Curso I – 100H

Oficina II – Gestão de Políticas Públicas – 120H

Serviço Social e Família – 60H

Estágio Supervisionado – III – 150H

Disciplina Optativa – I c/ CH 60 – 60H

Atividades Complementares VII – 40H

 

8º Semestre

Trabalho de Conclusão de Curso II – 100H

Gestão Socioambiental – 60H

Disciplina Optativa – II c/ CH 60 – 60H

Disciplina Optativa – III c/ CH 60 – 60H

Grade curricular DIGITAL:

Confira as matérias do curso de Serviço Social

Olá! Agradecemos pelo seu interesse na nossa grade curricular digital. Atualmente, este curso específico está disponível somente na modalidade presencial. No entanto, temos uma ampla variedade de cursos emocionantes e enriquecedores disponíveis no formato digital.

Convidamos você a explorar os cursos digitais que oferecemos, pois eles são projetados para atender às necessidades e interesses diversos dos nossos alunos. Temos certeza de que você encontrará opções incríveis para aprimorar seus conhecimentos e habilidades.